Projeto do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializado em tecnologias para Cidades Inteligentes, o Smart Metropolis comemorou ontem, 12, o lançamento oficial de sua Central de Atendimento e Despacho (CAD) – plataforma criada para otimizar processos de segurança pública do Rio Grande do Norte.

O lançamento aconteceu em evento na Escola de Governo do RN, às 10h, o qual marcou o reconhecimento oficial da ferramenta, utilizada há mais de dois anos pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP-RN).

Estiveram presentes no encontro o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo – o qual representou o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz Melo – os docentes Frederico Lopes e Nélio Cacho, coordenadores do Smart Metropolis, e autoridades como o vice-governador do RN, Antenor Roberto, e secretários de Estado.

Segundo Lopes, o evento representou um momento gratificante e de reconhecimento pelos serviços prestados ao longo dos últimos anos.

“A CAD é fruto de uma parceria muito interessante com a equipe do CIOSP, com quem tivemos uma dinâmica de trabalho bastante distinta. É com certeza muito gratificante vermos esse lançamento acontecer, visto que a CAD é uma solução que ajuda a solucionar um dos maiores problemas do nosso país, a segurança pública”, comenta o coordenador.

No evento, os coordenadores do Smart Metropolis também foram homenageados pelo CIOSP, o qual lhes entregou certificados de reconhecimento pelos serviços prestados ao Centro.

Junto à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED-RN), o Smart Metropolis mantém parcerias há quase 10 anos, as quais são conduzidas por docentes, estudantes, desenvolvedores do próprio CIOSP e pesquisadores.

Central

Utilizada na região metropolitana de Natal, a Central de Atendimento tem como principal funcionalidade integrar dados para auxiliar no gerenciamento de atividades policiais como recebimento de ligações telefônicas para o número 190, envio de viaturas e monitoramento de ocorrências em tempo real.

Neste ano, a plataforma passou a receber verba da Associação do Ministério Público do Estado do RN (Ampern), o que tem possibilitado o desenvolvimento de uma série de inovações no sistema e a exportação da Central para outros municípios do RN, a começar por Mossoró.

Hoje a CAD atende cerca de 15 agências de segurança, vinculadas a instituições como Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Itep-RN, Samu, entre outros.

Foto: Elisa Elsie
Texto: Felipe Araújo