O Projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi tema de palestra no FIWARE Global Summit, que aconteceu na semana passada, em Gênova, na Itália. O FIWARE é uma plataforma de código aberto voltada para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. 

Os responsáveis pela apresentação sobre o Smart Metropolis no evento na Itália foram os professores Frederico Lopes, do IMD, e Thais Batista, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN). Na ocasião foram apresentadas duas ferramentas desenvolvidas no projeto, a plataforma Smart Geo Layers e o sistema Campus Seguro. A primeira recebeu destaque por ser uma solução tecnológica que já usa dados ligados (linked data), uma tendência que o FIWARE Foundation ainda está desenvolvendo na plataforma. 

Com isso, o IMD se torna um colaborador no desenvolvimento de dados ligados dentro do FIWARE. “Agora estamos nessa parceria, de forma que vamos desenvolver a plataforma especificamente, para que quem for desenvolver aplicações sobre ela, use as nossas soluções” destaca Frederico Lopes. 

O professor do IMD também ressaltou a importância desse passo para consolidar o IMD na área de Cidades Inteligentes. A FIWARE Foundation também pode ser definido como uma iniciativa de código aberto que define um conjunto universal de padrões para gerenciamento de dados de contexto para facilitar o desenvolvimento de soluções inteligentes em diferentes áreas, como Cidades, Indústria, Agricultura e Energia. 

A FIWARE Foundation é o órgão independente que fornece recursos compartilhados para ajudar a alcançar o objetivo da iniciativa, promovendo, aumentando, protegendo e validando as tecnologias FIWARE, bem como as atividades da comunidade, capacitando seus membros, incluindo usuários finais, desenvolvedores e demais partes interessadas em todo o ecossistema.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *