Natal irá liderar criação de rede mundial de cidades inteligentes

Na programação da segunda edição da IEEE International Smart Cities Conference (ISC2 2016), realizada no período de 12 a 16 de setembro de 2016 em Trento, Itália, houve reunião da IEEE Smart Cities Initiative, na qual todas as cidades que participam da iniciativa (incluindo Natal) apresentaram seus avanços no contexto de cidades inteligentes. O Prof. Nélio Cacho, vice-coordenador do Projeto Smart Metropolis, esteve presente à reunião e apresentou os resultados alcançados pelo Projeto até o momento, bem como destacou a forte colaboração com a Prefeitura Municipal do Natal e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Diante dos expressivos avanços e forte engajamento entre Universidade e os entes governamentais, a cidade do Natal foi convidada a participar do Steering Committee da IEEE Smart Cities Initiative. Esse comitê é coordenado por Gilles Betis, do European Institute of Innovation & Technology (EIT), e do qual fazem parte representantes das cidades de Casablanca (Marrocos), Guadalajara (México), Kansas City (EUA), Wuxi (China) e representantes da International Telecommunication Union (ITU) e IEEE Standards.

Como resultado, Natal foi escolhida para liderar a criação de uma rede mundial de cidades que falam Português que servirá de referência para a implantação de cidades inteligentes no mundo lusófono, uma das redes que a IEEE pretende criar para os diversos idiomas. Através dessas redes, o propósito é de levar conhecimento, padrões e soluções para o nível das cidades (gestores e técnicos municipais), não se restringindo apenas à academia.

Natal irá liderar criação de rede mundial de cidades inteligentes