Palestra do Prof. Fábio Kon (USP) sobre Cidades Inteligentes

No dia 14/12/2017, às 9h no Auditório B205 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) do Instituto Metrópole Digital (IMD), será proferida a palestra A Plataforma InterSCity e o InterSCSimulator: Como a Ciência da Computação pode ajudar a vida nas cidades. Essa palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Kon, da Universidade de São Paulo (USP).

A Plataforma InterSCity está sendo desenvolvida no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Internet do Futuro para Cidades Inteligentes – INCT InterSCity (http://interscity.org/). O objetivo desse Instituto, que congrega nove instituições brasileiras e outros parceiros internacionais, é desenvolver uma plataforma aberta constituída de componentes para facilitar o desenvolvimento de aplicações complexas, robustas e integradas para cidades inteligentes. O projeto endereça desafios de pesquisa em três frentes: (1) redes e computação distribuída de alto desempenho, (2) Engenharia de Software para a Internet do Futuro e (3) análise e modelagem matemática para Internet do Futuro e cidades inteligentes. Na palestra, o Prof. Fábio Kon irá apresentar essa plataforma e algumas das contribuições do projeto nessas frentes de pesquisa.

Fábio Kon, PhD em Ciência da Computação pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA), é professor titular da USP, tendo 30 anos de experiência em desenvolvimento de software e realizando pesquisas nas áreas de sistemas distribuídos, cidades inteligentes, métodos ágeis, empreendedorismo e Computação Musical. Ele é Distinguished Scientist da Association for Computer Machinery (ACM) e editor-chefe do Journal of Internet Services and Applications (JISA), além de coordenador-Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e avaliador de propostas altamente inovadoras do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia.

Palestra do Prof. Fábio Kon (USP) sobre Cidades Inteligentes